terça-feira, 1 de maio de 2007

Nässelsoppa (Sopa de urtigas)


Dia 30 de abril, no calendário sueco é o dia do "Valborgsmässoafton",ou seja, a noite de Santa Valpurga.
Nesse dia as fogueiras se acendem em toda a Suécia. Com discursos e can§ões celebra-se a chegada da primavera.
É tradi§ão em todos lugares acender uma grande fogueira e as pessoas se encontram p celebrar o final do inverno (finalmente) e a chegada do sol e do calor.
Em 2002 foi a primeira vez q "assisti" a mais essa tradi§ão sueca.
Antes de irmos olhar a fogueira,fomos convidados p jantar na casa dos sogros do meu cunhado Roger.
E lá chegando foi servido de entrada "Nässelsoppa".Perguntei o q significava.Tomas então falou q era tradi§ão servir essa sopa nessa data e q "nässel" era uma planta. Nessa época essa planta esta come§ando a brotar, então as pessoas vão as florestas colher os brotos p fazer essa sopinha, q por sinal é bastante rica em ferro.
A sopa é servida com uma banda de ovo cozida. Tomei a "tal" sopa e achei até gostosa, me lembrou sopa de espinafre.
Mas fiquei "martelando" na minha cabe§a:o q é "nässel"? q planta é essa?
Depois da sopa veio o prato principal, sobremesa e depois saímos todos p ir ver a fogueira e ouvir as can§ões q celebram a chegada da primavera.
Mas qdo cheguei à casa, corri e fui ver no dicionário o q significa "nässel".
E gritei:"URTIGAS?" "Eu tomei sopa de URTIGAS?"
Isso mesmo. E meu marido na maior calma respondeu:É isso mesmo, "nässel" são urtigas.
Pois é gente...URTIGAS...aquelas plantinhas q queimam nossa pele e deixam com vermelhidão e coceiras.
Pois aqui toma-se sopa de urtigas.
Fiquei martelando:"Mas quem será q inventou essa sopa?" "Quem foi o primeiro sueco q teve essa idéia?"..hum...hum...
O fato é q tomei a sopa e não senti nenhuma coceira e nenhum comichão na pele.
Portanto se vcs chegarem um dia por aqui e for oferecida essa sopa,não tenham medo.Podem tomar tranqüilos pois vcs não terão coceiras e vermelhidão no corpo e vão saborear uma sopa gostosa e rica em ferro.

7 comentários:

Unknown disse...

Neuma eu fiquei pensando aqui urtiga?! Credo...mas depois que li, acho que dever ser boa mesmo. Uma idéia par ao prato da Clara, um tomate para corar os lábios...olha eu eu já metendo o bedelho na tua cozinha...mas é só uma sugestão.

kini disse...

Neuma,meu irmão é cozinheiro num hotel no Porto,e ele já fez muitas vezes sopa de urtigas e diz que é muito saborosa.
Mas pelo nome não me chama muito atenção...rssss
Bjs de Portugal

Anônimo disse...

Taí, uma iguaria, no mínimo, curiosa. E o sabor? Picante? Azedo?...
bj

Cláudia A. disse...

Neuma, você e suas histórias deliciosas sobre a sua introdução na cultura sueca. Muito interessante essa sopa, gostaria de experimentá-la mas acho que aqui no Brasil será impossível. Um beijo querida.

Elvira disse...

Em França, essa sopa é bastante comum também. Ainda não fiz porque estou-me sempre a esquecer das luvas para colher as urtigas. Passados 20 minutos após terem sido apanhadas, as urtigas perdem a "agressividade".

Barbara disse...

Que coisa, né? Sopa de urtigas! Nem nos meus pensamentos mais inimagináveis e secretos, pensaria numa coisa dessas. Mas se vc disse que é bom, então tá falado.

www.trivialfenomenal.zip.net

denise disse...

na suica tbem se faz, "soupe aux orties" ou "brenesselsuppe", eh bom mesmo! e super rica em ferro!
ai na suecia se faz salada com folhinhas frescas de dente de leao, que aqui no brasil eh outro mato que "nao vale nada"? claro que nao pode ser clhido perto das ruas, calcadas, pq absorve todos os metais que saem dos escapamentos dos carros, alias, como os vegetais de qquer horta...