terça-feira, 6 de março de 2007

Almo§o e janta?



Conversando ontem com uma amiga q há poucos dias mudou-se p a Alemanha, ela me perguntou:"Posso te fazer uma pergunta indiscreta? Vc aí, almo§a e janta todos dias? Faz comidas mesmo...ou faz apenas lanche no almo§o e comida no jantar?"

Diferente da mesa brasileira q serve o feijão, o arroz, a carne, a salada, a batata, a farofa etc e tal; aqui servimos a carne (ou peixe ou frango), a batata, a salada e o molho. Claro q existem varia§ões mas este é o "trivial".
Geralmente se faz uma refei§ão aqui...se vc almo§a apenas "um lanche" no jantar vc faz uma refei§ão completa.
Aqui eu tenho o costume de fazer almo§o e a janta são "coisitas" leves: sopa,arroz doce, panquecas doces, sanduíches quentes.
Agora a sexta feira é diferente.No almo§o apenas lanchamos e o jantar sempre gosto de experimentar nova receita e tomar um gostoso vinho.
Final de semana a gente relaxa. Café da manhã é tarde, geralmente qdo a fome bate lá p as 14 horas faz-se um lanche e a noite o jantar.
Mas não pense q só é aqui na minha casa este "esquema". Não se surpreenda se for visitar alguém q mora aqui no horário do almo§o e ela te servir um cafezinho com bolo . Isso é a famosa "fika". Um lanche com variados biscoitos e bolos e um café p acompanhar.
Bem, mas como eu ia dizendo, minha amiga falou q o marido (brasileiro) está estranhando esta cultura de fazer apenas uma refei§ão de "verdade" por dia.
É ..tomara q ele se acostume aos poucos com estas pequenas mudan§as pois querer almo§ar e jantar "comida de verdade" como no Brasil não dá...aqui é caríssimo.
Ah! Só um detalhe...crian§as fazem as 2 refei§ões, óbvio.
Claro q existem pessoas q moram desse lado q tem seus costumes trazidos de seus países de origem e continuam com eles mas aqui relato a minha experiência..o meu dia-a-dia. Me acostumei com o "jeito sueco" de se alimentar e gosto!

3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Neuma. Essas informações de cultura regional são importantes até para o lado de cá, pois, um dia, quando vamos a quaisquer países devemos respeitar o seu modus vivendi.
Bj

Agdah disse...

Menina, então eu estranharia e muito, imagine você que eu sinto falta das merendas de 10h da manhã e 3h da tarde quando não tem. Já pensou uma refeição inteira? O pessoal aqui também come sanduíche no almoço, de vez em quando até vai mas todo dia...não sei se me acostumaria.

Anônimo disse...

Vou recomendar o post ao maridon....