terça-feira, 20 de março de 2007

Köttbullar och potatismos


Um amigo me pergunta qual o "prato típico da cozinha sueca". Entre muitos, acredito q "köttbullar och potatismos" (almôndegas com purê de batatas) é o "feijão com arroz" do sueco.Prato simples; servido na maioria dos restaurantes e lanchonetes; ele vem sempre acompanhado com molho e "lingon sylt" (geléia de lingon).
O "lingon" é uma frutinha silvestre, de cor vermelha, colhida nas florestas na época do verão. Rica em vitamina C, tem sabor ácido e é muito popular desse lado de cá.
Geralmente a geléia de lingon acompanha pratos q levam carne vermelha (boi, alce, p.ex.).
Aos poucos vou mostrando outros pratos típicos da culinária sueca ;-)

4 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Neuma, eu compro essas almondegas congeladas na IKEA! :-)) E a lingonberry tambem. Dah pra ter uma ideia. As almondegas sao bem gostosas e eu sirvo com purê de batatas. beijao! :-)

Agdah disse...

Menina, eu também adoro e até saiu uma matéria há algum tempo atrás falando das propriedades medicinais dessa frutinha.

Unknown disse...

Deve ser mesmo o prato típico deles. Eu compro almondegas suecas no IKea, mas apenas para a minha filha que adora. Eu detesto. Mas acredito que as almondegas suecas do IKEA variem de país para país. A minha irmã na Bélgica tb compra, gosta muito, e pela descrição que me fez são diferentes destas daqui de POrtugal....

Anônimo disse...

Lembro que a Marina do Caipirinha falava pacas dessa almôndega sueca. A caseira que fazemos aqui em casa é tão simples e rasteira, mas somos fãs, e comemos com arroz, com pão, batatas, ela vai bem com tudo. O temperinho doméstico é que faz a diferença.
Bjs, Neumitcha!