quinta-feira, 29 de março de 2007

Sopa de ervilhas e panquecas


É tradi§ão na Suécia tomar sopa de ervilhas (ärtsoppa) nos dias de quinta-feira. E após a sopa de ervilhas as pessoas comem panquecas com geléia. Mas por que justamente nas quintas-feiras? A história diz q o rei Gustavo III, q viveu entre os anos de 1746-1792, decidiu q seus súditos (na época os suecos e finlandeses) deveriam comer ervilhas todas quintas-feiras. Dessa forma garantia q todas as ervilhas colhidas seriam consumidas até a colheita seguinte. Vc sabia q as For§as Armadas da Suécia tomam um total de 2 milhões de litros de sopa de ervilhas e comem 200 toneladas de panquecas todos anos?
Eu adoro esta sopinha q é feita com ervilhas amarelas cozidas com carne de porco. Gosto de pôr um pouquinho de mostarda p o sabor ficar mais acentuado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todas essas receitas parecem deliciosas. O assaltante conhece bem esta geladeira...hoje tomei sopa de ervilhas, se tivesse sido ontem...

Anônimo disse...

Neuma, gosto muito de me estar a par dos costumes de comida por esse mundão afora. Sempre aprendo coisas interessantes por aqui, obrigada, viu?
beijos e bom fim de semana